Interior do Ceará terá ao menos 25 encenações até o sábado; em Cariré será na quinta-feira, às 20h, na quadra esportiva

Além de Fortaleza, pelo menos 25 cidades do Interior do Ceará promovem espetáculos cênicos relacionados à Semana Santa - Via Sacra, Procissão do Fogaréu, desfile de caretas e malhação do Judas. Grupos amadores de teatro, moradores e integrantes de pastorais da Igreja Católica se unem nesta época do ano para rememorar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Religiosidade popular, manifestações culturais em um clima de emoção movimentam as vilas rurais e centros urbanos.

Incentivo

Em 17 cidades, os eventos receberam o incentivo e apoio do Edital Ceará da Paixão, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Há municípios com mais de uma espetáculo com dias e locais diferenciados. Em alguns, as apresentações já foram realizadas nos últimos dias, mas a maioria será nesta Sexta-Feira Santa, quando os católicos lembram a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da adoração da cruz, único dia do ano em que não se celebra missa.
Falésias

A "Paixão de Cristo em nossos corações", na praia de Quixaba, em Aracati, terá duas encenações, hoje e amanhã. Já são 19 anos seguidos e o espetáculo reúne cerca de 200 atores e figurantes nativos e pescadores da comunidade. O trabalho é feito de forma voluntária e busca a inclusão social dos jovens e demais moradores do local. Atrai cerca de 10 mil pessoas.

O diferencial da Paixão de Cristo de Quixaba em relação a outras apresentações teatrais existentes no País é porque toda a encenação é realizada em cima das falésias, com cenários construídos pela própria comunidade e apoiadores, promovendo esse intercâmbio cultural-teatral, buscando identificar pontos de aproximação entre as temáticas, notadamente as sociais e as experiências artísticas.

Fogaréu

Em Barbalha, no Cariri cearense, nesta quinta-feira, a partir das 18h, haverá a tradicional Procissão do Fogaréu com a participação de quatro grupos locais de penitentes e três de Várzea Alegre. O evento abre os ritos da Semana Santa. A caminhada começa no Sítio Cabaceiras em direção à cidade. Às 20h começa a 27ª edição da Paixão de Cristo, morte e ressurreição, espetáculo cênico, no sítio Brejinho, próximo à usina de açúcar.

Em Iguatu, ontem, à noite, aconteceu a Procissão dos Passos, marcada pelo encontro de dois grupos, no Patamar da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana. Homens conduziram o andor com Jesus carregando a cruz e mulheres levaram a imagem de Nossa Senhora das Dores. Nesta quinta-feira, alunos do Colégio Pólos apresentam o espetáculo da Via-crúcis.

Itinerante

Neste ano, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante realizará cinco espetáculos da Paixão de Cristo de forma itinerante, nos distritos. A programação segue até o dia 15, nos distritos de Croatá, Siupé, Taíba e Várzea Redonda. A apresentação é do Grupo Artístico Apóstolos de Cristo (GAAC).

A Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru realiza, nesta sexta-feira, na Praça do Farol, às 20h, o espetáculo da Paixão de Cristo, intitulado "Jesus Vive". A peça está em sua 22° edição e faz parte do calendário cultural do Município. Serão 350 profissionais participantes ao todo, com duração de 2h e um público esperado de oito mil pessoas. São 45 cenas com direção geral de Flávio Sampaio. O espetáculo começou no distrito de Umarizeiras, em 1996, por um grupo de jovens da localidade.

Em Cedro, o espetáculo da Via Sacra acontecerá de 14 a 16 e tem direção geral de Ertim Morais. A realização é da Paróquia São João Batista, por meio da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) com o apoio da Prefeitura e sociedade civil.

Para o padre Ademar Alves, o espetáculo tem se tornado momento de reflexão sobre a vida de Jesus Cristo. "Estaremos percorrendo ruas da cidade para mostrar que Cristo ressuscitou para viver em nossos corações". A encenação da ressurreição somente será no Domingo de Páscoa, na Igreja Matriz.

Ceará da Paixão

Quinta-feira

Barbalha - 18h - VII Procissão de Fogaréu - do Sítio Cabaceira para a Sede - 20h - Por tuas chagas, Senhor! 27ª edição da Paixão de Cristo, Morte e Ressurreição - Sítio Brejinho

Redenção - 20h30 - Paixão de Cristo: Do caminho do Calvário à Ressurreição - Praça da Liberdade

Canindé - 19h - Via-crúcis: A Dolorosa Paixão de Cristo - Polo de Artes

Cariré - 20h - 24ª Paixão de Cristo de Cariré- Quadra Esportiva

Reriutaba - 23h - IV Procissão do Fogaréu - Patamar da Igreja Matriz

Sexta-feira

Senador Pompeu - 16h - A Inigualável Paixão de Jesus Cristo - Estação Ferroviária

Amontada - 16h - XIII Encenação da Paixão de Cristo - Centro Cultural

Quixadá - 16h30 - Via Dolorosa 2017 - Igreja do Alto São Francisco

Jaguaretama - 17h - Paixão de Cristo - Praça Benigno Bezerra

Canindé - 19h - VII Paixão do Sertão - O caminho do Calvário na Fé do Sertanejo - Santa Luzia

Croatá - 19h - IX Paixão de Cristo - Do Carrasco Croataense ao Flagelo da Dor - Igreja Matriz

Pacajus - 19h - Vida, Paixão e Glorificação de Cristo - Praça Renato Teixeira de Aguiar

Sábado

Horizonte - 19h - Paixão e Morte de Jesus Cristo: Páscoa para Todos - Hospital

Russas - 19h - A Malhação de Judas - Avenida Irmã Maria da Graça, 664

Senador Pompeu - 19h - 75ª Festa dos Caretas de Engenheiro José Lopes - Distrito de Engenheiro José Lopes

Maracanaú - 19h - Queimação do Judas

Meruoca - 16h30 - Memórias dos Caretas: os 85 anos de Brincante do Mestre João Paulo - Praça da Matriz

Milhã - 20h - Malhação do Judas - Tem Caretas, Teatro, Julgamento e Queimação - Praça Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.