Coordenadora do Núcleo de Operações da Cogerh realiza a palestra informativa aos irrigantes do município de Cariré-CE

Nesta sexta-feira, dia 07/07, pela manhã, aconteceu na sede da STDS de Cariré-CE, a reunião informativa da equipe da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dirigida aos irrigantes do município, com a palestra ministrada por Patrícia Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Operações [VÍDEO]. Ela veio a Cariré para falar sobre a perenização do Rio Acaraú, através dos açudes Araras e Edson Queiroz, e prestar maiores esclarecimentos sobre o trabalho da Cogerh, além dos instrumentos de gestão, outorga, fiscalização e a importância do uso racional da água. A equipe da Cogerh estava composta por: Patrícia Vasconcelos (coordenadora do Núcleo de Operação), Adriana Gondim (analista de Gestão) e Glaucilene Silva (estagiária).

A palestra informativa recebeu total apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e contou com as presenças do prefeito Elmo Aguiar, do secretário de Meio Ambiente, Adauto Araújo, e dos vereadores Eduardo Miranda e Nery Neto, que representaram a Câmara Municipal.


Abertura das comportas do Açude Araras

Segundo afirmou Patrícia Vasconcelos em sua palestra, "no dia 28 de junho de 2017, às 12h30, foram abertas as comportas do Açude Araras para o Rio Acaraú, com a leitura sendo realizada às 10h30 do dia 29 de junho, registrando uma vazão da água de 2.324 litros por segundo". Valendo ressaltar que foi acordado em plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, a liberação diária para 3.000 litros por segundo, para ser utilizada em consumo humano e nas áreas de irrigação do Vale do Acaraú.

Operação limpeza nos trechos do Rio Groaíras, do Médio e Baixo Acaraú

Disse ainda em primeira mão Patrícia Vasconcelos, que por toda a próxima semana uma máquina estará fazendo a limpeza ao longo do trecho do Rio Groaíras, que é perenizado pelo Açude Edson Queiroz, onde existe muito capinzal, o que vem causando assoreamento. Concluído o trecho do Rio Groaíras, a máquina irá para trechos do Médio e Baixo Acaraú, para realizar a mesma operação em áreas que estão assoreadas. Paralelamente a essa operação limpeza dos trechos, também serão instaladas réguas em alguns pontos, para que os técnicos da Cogerh possam saber sobre os níveis corretos do fluxo de água que está passando para o abastecimento dos perímetros do Médio e Baixo Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.