A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na última sexta-feira (21/07) proporcionou um passeio até a praia de Icaraizinho de Amontada/CE para Crianças e Adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das localidades de Caveira e Almas.
Os jovens, que estavam acompanhados por seus responsáveis e também pelas equipes dos CRAS Sede e CRAS Rural de Tapuio, tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Eólico, e de se divertir na praia de Icaraizinho e na Lagoa das Flexeiras.
O intuito desta viagem foi premiar os coletivos que mais se destacaram na realização das atividades da “Primeira Gincana Ecológica do SCFV”, acontecida no mês de junho durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, e de mostrar na prática tudo que os jovens aprenderam sobre preservação e utilização consciente dos recursos naturais. Por isso, o lugar do passeio foi escolhido especialmente para que as crianças pudessem conhecer Complexo Eólico de Amontada, responsável por gerar energia limpa e renovável através dos ventos que sopram em nosso litoral.
Acreditando ser nosso dever promover uma mudança na forma com que o ser humano ser relaciona com a natureza, foi que decidimos criar o projeto “Gincana Ecológica” com intuito de desenvolver atividades voltadas às questões ambientais de forma dinâmica e interativa.
Os principais objetivos são: Formar crianças e adolescentes conscientes em relação à proteção e valorização ambiental; e fazer com que os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se apropriem e se aprofundem dos diversos conceitos, fatos, notícias, tecnologias, relacionados ao Meio Ambiente, para poderem ser mais eficazes em suas ações de transformação da realidade, afinando o senso crítico e a capacidade de ação de todos os envolvidos.
As atividades foram desenvolvidas no mês de Junho de 2017 nos coletivos do SCFV. Cada coletivo teve que realizar (e comprovar através de imagens e/ou filmagens) as seguintes as tarefas:
TAREFAS DA GINCANA
1. Fotografia “Orgulho de minha cidade”: identificar aspectos, paisagens, detalhes que simbolizam boas práticas ambientais e consciência ecológica.
Fotografia “Vergonha Alheia”: revelar flagrantes de práticas e/ou paisagens prejudiciais ao ambiente da cidade;
2. Elaboração de desenho, pintura ou escultura explorando temas locais. Uma sugestão é utilizar materiais naturais para os trabalhos artísticos. Para a pintura sugere-se o uso de papel reciclado, o uso de tintas obtidas por processos naturais, como tintura de urucum.
3. Arrecadar mudas de plantas e plantá-las em locais da comunidade.
4. Criar ou uma música ou paródia que aborde tema relacionado com o meio ambiente.
5. Elaborar cartazes sobre Preservação do Meio ambiente e fixa-los em locais públicos da localidade.
6. Trilha ecológica (a pé ou de bicicleta): com objetivo de ampliar a percepção visual dos participantes, sensibilizando-os para a diversidade de elementos naturais de nosso ecossistema.
7. Arrecadar garrafas pet (e tampas), lacres de latas de refrigerante/cerveja.
8. Construir um brinquedo utilizando materiais recicláveis: garrafa pet, embalagens, caixas (papelão, leite, sabonetes, remédios, sapatos...), rolo papel higiênico, latas de alumínio...
9. Produzir uma redação – individualmente – com tema ambiental
10. Confeccionar no mínimo duas fantasias, sendo uma masculina e uma feminina, a partir de materiais reutilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.