Realizada a primeira inseminação artificial em rebanho bovino de Cariré, com apoio total da Secretaria de Agricultura / Sebrae


Sexta-feira, dia 11 de agosto de 2017, é uma data que ficará marcada na história da pecuária deste município, com a realização da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que hoje é uma das tecnologias mais difundidas no mundo, tendo uma eficiência acima de 40% da inseminação normal, graças à implantação hormonal com DIP, em dias predeterminados. Vale destacar que essa é a primeira inseminação artificial em um rebanho bovino, que recebe total apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Sebrae Regional. O primeiro produtor rural contemplado neste município é o Sr. José Carlos Ribeiro Parente, que recentemente arrendou a fazenda Recreio, que é de propriedade do ex-prefeito Aderbal Portela. 
🔻🔻🔻🔻🔻🔻
🔺Segundo declarações do secretário municipal da Agricultura, agropecuarista Romualdo Teles, "hoje, dia 11 de agosto de 2017 é uma data muito importante para Cariré, especialmente para agricultura, pois estamos aqui na fazenda Recreio, onde vamos iniciar o Programa de Inseminação Artificial, que tem a participação do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Cariré e do produtor rural. É uma inovação que estamos fazendo, para que com o tempo nosso rebanho bovino esteja realmente com uma melhora genética, e em consequência disso uma melhor produção de leite para o município de Cariré". 

"Agradecemos por essa realização o apoio do prefeito Elmo Aguiar, e durante a sua gestão, esperamos deixar o plantel bovino com uma linhagem bem mais evoluída, e conseqüentemente trazendo melhorias para nosso Município. Estamos com uma equipe de dois veterinários aqui, para fazermos logo mais a inseminação de 20 novilhas, e dentro de nove meses teremos aqui o nascimento de novas crias que trarão essa genética de alta linhagem que hoje será implantada", concluiu Romualdo Teles.

🔻🔻🔻🔻🔻🔻
Por sua vez, o arrendatário da fazenda Recreio e produtor rural, Sr. José Carlos Ribeiro Parente, declarou que "estamos aqui para iniciar esse novo projeto de inseminação artificial e espero melhorar a genética do meu rebanho bovino holandês. Eu queria agradecer ao Sebrae, à Prefeitura Municipal de Cariré nessa parceria, que estão pagando a mão de obra e eu que sou o produtor, estou entrando com os custeios do hormônio bovino. Então, vamos iniciar essa inseminação e espero ter 70% de minhas vacas prenhas".


🔻🔻🔻🔻🔻🔻
🔺Já o prefeito Elmo Roberto Aguiar esteve presente à primeira experiência de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), na fazenda Recreio, com a participação do Sebrae, Prefeitura Municipal via Secretaria da Agricultura. Assim declarou Elmo Aguiar: "Queria dizer da alegria de estar participando desse momento, pela primeira vez, de uma inseminação artificial para melhorar o rebanho do nosso Município. Nós da Prefeitura  entramos nesse trabalho com a mão de obra, em parceria com o Sebrae. Nós temos uma população de bovinos de aproximadamente de 16 a 17 mil cabeças, temos caprinos e ovinos também nessa mesma quantidade, e Cariré tem a característica própria de ser um município de grande potencial na parte da agropecuária". 

"Esse projeto da inseminação no gado bovino demorou 40 anos para ser implantado com ajuda da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré e a parceria com o produtor rural e a gente vai estar aqui juntos, para poder melhorar a genética do nosso rebanho. Eu quero desejar que o primeiro grupo de 20 produtores rurais que serão beneficiados com a inseminação artificial comecem a logar êxito logo de imediato com o melhoramento genético de seus rebanhos", concluiu o prefeito Elmo Aguiar.


🔻🔻🔻🔻🔻🔻
🔺Por outro lado, o médico veterinário Dr. Marcílio, que chefia a equipe encarregada da inseminação artificial do rebanho bovino em Cariré, assim declarou: "Uma das tecnologias que a gente está adotando aqui no Município, chama-se Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF),  que hoje é uma das tecnologias mais difundidas no mundo, e o Brasil é o pais que mais pratica essa tecnologia, com eficiência acima de 40% da inseminação normal, graças à implantação hormonal com DIP em dias predeterminados, o que permite separar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.