Centro de Saúde da Sede 2 de Cariré-CE promoveu ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia de ontem, quarta-feira, 14, o Centro de Saúde da Família da Sede 2, pertencente à Secretaria Municipal da Saúde de Cariré, promoveu momentos de conscientização, com incentivo às atividades físicas e aferição da taxa glicêmica dos clientes presentes ao evento, que foi promovido pela Equipe de Saúde da Família  e  acadêmicos da Faculdade  UNINTA. A importância de cuidados, como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, é ressaltada como a melhor forma de prevenir e controlar o Diabetes Tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo que pode ser evitado e controlado por meio de um estilo de vida saudável. 

 A doença                                                            
O Diabetes Mellitus (DM), ou Diabetes Tipo 2, é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina - responsável por metabolizar a glicose e transformá-lo em energia -  em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o Diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame) e infarto. O organismo desenvolve resistência à insulina produzida ou a produz com deficiência devido a uma dieta inadequada, com excesso de refrigerantes, açúcares, carboidratos, alimentos industrializados e ricos em gorduras, e está associada com o excesso de peso, além do sedentarismo.

Diagnóstico e tratamento
Os sintomas da doença são muito variáveis, e é preciso realizar um exame de sangue para verificar se há alteração na taxa de glicemia para o correto diagnóstico. Caso necessário, o profissional de saúde solicitará exames mais aprofundados.
Os medicamentos para controle do diabetes são prescritos pelo médico conforme avaliação clínica do paciente. O Ministério da Saúde oferece seis medicamentos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular desde 2011. Para ter acesso aos remédios, basta o paciente apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.