Virgina Souza Aguiar sugere ao Poder Executivo Municipal, a implantação de um Centro de Saúde Mental em Cariré-CE


Por ocasião de uma das sessões ordinárias, o Plenário da Câmara Municipal de Cariré aprovou a Indicação Nº 09/2022, de autoria da vereadora Virgina Souza Aguiar, sugerindo ao prefeito Antônio Martins, a implantação de um Centro de Atenção à Saúde Mental na sede municipal de Cariré, CE. Vale ressaltar que Virgina Souza é a presidente da Mesa Diretora daquela Casa Legislativa e também primeira-dama do Município, a qual vem  se destacando como a campeã na apresentação de projetos, indicações e requerimentos em beneficio de toda a população carireense.


Justificativa

Para a criação do Centro de Atenção à Saude Mental, a vereadora Virgina Souza Aguiar apresenta a seguinte justificativa: "A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na Lei Federal N° 10.216/02, busca consolidar um novo modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária que prefere o convívio com a família e com a comunidade ao invés de isolamento. Esse modelo, que busca garantir a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade e oferecer cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece, conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), já existente no Município.

Enquanto o CAPS é um lugar de referência e tratamento para pessoas com grave sofrimento psíquico, cuja severidade e/ou persistência demandem um cuidado intensivo, incluindo os transtornos relacionados a álcool e drogas e também aos adultos, crianças e adolescentes com sofrimento mental, o Centro de Atenção à Saúde Mental faria um trabalho preventivo, junto à Atenção Básica à Saúde, visando evitar, ou pelo menos diminuir, casos extremos de transtorno mental.

Diante do exposto, solicito a aprovação dos Nobres Vereadores e a atenção do Poder Executivo Municipal quanto às providências necessárias para sua concretização", concluiu a atuante vereadora Virgina Souza Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.