Plenária geral do I Encontro Municipal Para Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Clicar nas fotos para ampliar)
A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Cariré-CE promoveu no dia de ontem (23), o I Encontro Municipal Para Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com o objetivo de debater e aprofundar a importância da formação continuada dos conselheiros de escolas públicas da educação básica, os quais têm a função de deliberar sobre normas internas e sobre o funcionamento da escola, além de participar do projeto político-pedagógico e acompanhar ações administrativas, financeiras e pedagógicas da instituição de ensino. Vale ressaltar que o Conselho Escolar é composto pela comunidade escolar, incluindo representantes de pais, estudantes, professores, servidores e o diretor da unidade.
A abertura do encontro nesta segunda-feira (23), que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, contou com a presença da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar (na foto acima), que na ocasião fez um importante pronunciamento. Segundo ela, o fortalecimento dos conselhos escolares garante a participação dos diversos setores da sociedade envolvidos na gestão e desenvolvimento da escola, de forma democrática e transparente.
Como convidados da mesa de honra do cerimonial também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Cariré, Doriedes Honório de Sousa (na foto acima), que representou o prefeito municipal Antônio Martins e, fazendo uso livre da palavra, falou sobre a importância do fortalecimento dos conselhos escolares e a garantia da participação dos diversos setores da sociedade envolvidos na gestão e desenvolvimento da escola.
Os trabalhos do encontro foram coordenados por Francisco Douglas Farias (na foto acima), secretário executivo da SME de Cariré e membro do Grupo Articulador de Fortalecimento do Conselho Escolar (GAFCE) e que também ministrou a palestra central sobre a importância de efetiva participação dos conselhos escolares na elaboração dos instrumentos de gestão (Projeto Pedagógico, Plano de Desenvolvimento da Escola e Regimento Escolar), no acompanhamento dos indicadores de aprendizagem, na implementação de projetos que visem à melhoria do processo ensino-aprendizagem, bem como na definição de prioridades para o uso dos recursos financeiros e na fiscalização de sua aplicabilidade na Unidade Escolar.
(Clicar nas fotos para ampliar)
Após a palestra central aconteceram as discussões e trocas de experiências dos conselhos escolares por grupo (nas fotos acima), onde cada um elegeu três experiências vivenciadas nos conselhos escolares.