Educação de Cariré promoveu a reunião com Coordenadores Pedagógicos de escolas da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal promoveu na segunda-feira (21), às 13h, no auditório da Escola Francisco Hermínio, a reunião mensal com a participação de Coordenadores Pedagógicos, que esteve sob a coordenação de Eloíza Ferreira de Aguiar, coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem e professor José Maria Rocha, Orientador da Célula de Acompanhamento dos Índices Educacionais.

A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:

➤Credenciamento; 

➤Oração; 

➤Leitura do Texto: Tempo de arrumar; 
➤Data das avaliações Externas - SAEB E SPAECE; 
➤Apresentação e leitura da Cartilha do SAEB – 2019; 
➤Informes sobre Avaliações Externas SAEB E SPAECE -2019; 
➤Apresentação e monitoramento dos materiais de apoio da SEDUC para as turmas avaliadas 2º. 5º e 9º Ano; 
➤Apresentação da Construção Coletiva do Modelo de Plano de Ação para “reta final”; 
➤Elaboração e apresentação do plano de ação com atividades diferenciadas feita pelos coordenadores pedagógicos por escolas para a reta final das turmas que serão avaliadas.

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Prefeito Elmo Aguiar e comitiva de Cariré estiveram presentes à Assembleia Geral Ordinária do CGIRS/RMS, realizada em Sobral

Nesta quarta-feira (23), às 8h, no auditório  Central de Tratamento de Resíduos – CTR, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária promovida pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS/RMS), sob a presidência de Gerlásio Martins de Loiola. O evento contou com presenças de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios consorciados. O município de Cariré, que integra o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, se fez presente nas pessoas do prefeito Elmo Aguiar, acompanhado da primeira dama Mirna Aguiar; secretária de Administração e Finanças, Antônia Aguiar (Bibi); controladora-geral o Município, Raquel Portela; secretário de Meio Ambiente, Adauto Araújo, e subsecretário Kelson Ferreira  (Confira nas fotos acima).


A programação da assembleia geral tratou da seguinte pauta:  
➽CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO 
- Princípios: Respeito à autonomia dos entes; 
- Solidariedade; 
- Eletividade; 
- Transparência Eficiência. 
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA CGIRS
- Realizada até 23 out/2019; 
- A realizar até dez/2019; 
- Rateio Administrativo 2020; 
- Fundo de Contingenciamento; Clientes (não Consorciados). 
OPERAÇÃO CTR/ETR 
- Termo de Cessão; 
- Licitação; 
- Manutenção (Rateio); 
- Vigilância CTR / Vigia ETR (Rateio); 
- Água / Energia (Rateio); Mudança de Endereço. 
IQM / FDID (Edital Gov. Federal).

COMUNICADO DO ESCRITÓRIO DA CAGECE DE CARIRÉ-CE


O Escritório Local da CAGECE comunica a população da sede de Cariré, que o sistema de abastecimento d'água já se encontra em seu funcionamento normal desde terça-feira, dia 22/10/2019, e justifica que alguns pontos mais altos da cidade demoram um pouco mais para serem abastecidos, o que é normal em que qualquer sistema de abastecimento de água de cidade que tenha áreas urbanas mais altas em sua periferia. 

A direção da CAGECE agradece pela compreensão de todos, e na medida do possível continuará trabalhando para atender à todos os seus usuários, apesar das dificuldades logísticas.

Secretaria da Educação promoveu a primeira reunião integrada com a participação de conselheiros do FUNDEB / CME de Cariré

 📸 CONSELHEIROS DO FUNDEB

📸 CONSELHEIROS DO CME

Nesta terça-feira (22), às 8h30, foi realizada na sede da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré, a primeira reunião integrada com a participação de conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Conselho Municipal de Educação (CME).

A reunião foi organizada e conduzida por Francisco Douglas Farias, coordenador da Gestão Educacional da Secretaria de Educação, e  Eloíza Ferreira de Aguiar, coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem da Secretaria da Educação e também presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).

📸 Fala do Presidente Alex Martins Araújo do Conselho do FUNDEB.

📸  Eloíza Ferreira de Aguiar,  Presidente do CME falou sobre a Implementação da BNCC e DCRC.

📸Douglas Farias, coordenador da Gestão Educacional falou sobre "O papel dos Conselhos de Educação na garantia do Direito à Educação". 

A pauta da programação da reunião integrada cumpriu o seguinte roteiro:
➤08:30 - Acolhida
➤08:40 - Fala do Presidente Alex Martins Araújo do Conselho do FUNDEB;
➤08:50 - Fala da Presidente Eloíza Ferreira de Aguiar do CME;
➤09:00h - Texto (Todos pela Educação);
➤09:15 - O papel dos Conselhos de Educação na garantia do Direito à Educação (Prof. Douglas Farias, Coordenador da Gestão Educacional);
➤10:00h - Cariré na Implementação da BNCC e DCRC (Profa. Eloíza Ferreira de Aguiar, Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem e Presidente do CME);
➤10:30 - Novo FUNDEB (Prof. Douglas Farias Coordenador da Gestão Educacional);
➤11:00h - Encerramento.

Educação realiza a Primeira Formação para Implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC)/BNCC 2019

Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré realizou no último sábado (19), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio, a I Formação para Implantação do Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e da  Base Nacional Comum Curricular – BNCC referente ao ano de 2019.

Vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC possui caráter normativo e define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Assim, o DCRC busca indicar caminhos para que o currículo escolar cearense seja agradável e assegure as aprendizagens essenciais aos estudantes, de maneira a cumprir com o compromisso do Estado, que é o direito de aprender na idade certa. 


📸 Apresentação  da equipe dos formadores municipais das áreas disciplinares.

📸Fala da Gerente Municipal do MAISPAIC, Eloíza Ferreira de Aguiar, que fez apresentação da equipe de formadores que acompanharam as áreas de disciplinas.

📸 Explanações de Francisco Douglas de Souza Farias fala sobe aspectos legais do processo de implementação da BNCC e DCRC no município e escola.

A formação cumpriu a seguinte programação:
➤ Café da manhã;
➤ Credenciamento;

➤ Fala da Gerente Municipal do MAISPAIC - Profª. Eloíza Ferreira de Aguiar Coordenador da Gestão do Ensino e Aprendizagem e apresentação da equipe de formadores que acompanharam as áreas:
Palestra: Aspectos legais do processo de implementação da BNCC e DCRC no município e escola – Profº. Francisco Douglas de Souza Farias Coordenador da Gestão Educacional.
➤ Apresentação da Implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará- Equipe dos formadores municipais das áreas:
➧Prof. Águida Maria Silveira Souza - Educação Infantil;

Profª. Tébia Larisse Ferreira e Profª. Maria do Rosário Rocha Chaves - Ensino Fundamental I e II - Língua Portuguêsa;
Profº. Name Mesquita Chaves e Prof.º José Maria Rocha - Ensino Fundamental I e II - Matemática;
Profª. Maria Erileuda Brito Teixeira - Geografia e Profª. Aucicleia Melo da Ponte Feijó- História;
Profº. Francisco de Assis Pereira - Ciências e Profª. Sandra Alcântara Aguiar - Artes; Profº. Rosenilda Teles Guimarães Nery - Educação Física.
➤Encerramento.

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Educação de Cariré promoveu a reunião de Gestores Escolares para avaliar SAEB e SPAECE 2019

Secretaria de Educação da Prefeitura de Cariré promoveu no último dia 18 de outubro, pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio, mais uma reunião mensal com Gestores Escolares. O público alvo do encontro foram os diretores e coordenadores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino

Estiveram na organização e coordenação dos trabalhos a equipe da Secretaria Municipal da Educação, composta por Eloíza Ferreira de Aguiar, coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem; Sandra Alcântara Aguiar, orientadora da Célula de Acompanhamento da Alfabetização; José Maria Rocha, orientador da Célula de Acompanhamento dos Índices Educacionais; Francisco de Assis Pereira, orientador da Célula de Acompanhamento Pedagógico; Maria do Rosário Rocha Chaves, orientadora da Célula de Acompanhamento da Educação Especial; Tébia Larisse Ferreira, orientadora da Célula de Acompanhamento do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:
➤Café da manhã;
➤Credenciamento;
➤Oração da manhã;
➤Leitura do Texto: Tempo de arrumar;
➤Apresentação das datas das avaliações Externas - SAEB E SPAECE - 2019;
➤Apresentação e leitura da Cartilha do SAEB – 2019;
➤Informes sobre Avaliações Externas SAEB E SPAECE -2019;
➤Apresentação da Construção Coletiva do Modelo de Plano de Ação para “reta final” .


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21 de outubro é comemorado o 125º aniversário de nascimento de Elísio Aguiar, herói da emancipação política de Cariré-CE

FOTO/ARQUIVO: Assembleia Legislativa do Ceará

Raimundo Elísio Frota Aguiar nascido aos 21 dias do mês de outubro de 1894, em Coreaú-Ceará. Em 1910 foi trabalhar no território do Acre. Em 1918 voltou ao Ceará. Com recursos que ganhou sendo seringueiro durante 8 anos, queria ser comerciante. Seu pai, Felinto Aguiar, morava em Massapê. Raimundo Elísio Aguiar era o primogênito dos 20 irmãos. Ele foi orientado pelo Sr.João Pontes, de Massapê, a situar-se numa localidade que estava surgindo à beira da estrada de ferro, chamada Cariré, estrada essa recentemente inaugurada. Logo que chegou foi ser comerciante e se destacou rapidamente. Entrou nos embates políticos e junto com outros comerciantes encabeçou a luta pela emancipação política de Cariré. Logrando, depois de muita luta, no dia 16 de setembro de 1929, a liberdade e a independência de Sobral, do qual Cariré era distrito.

Raimundo Elísio Aguiar foi eleito prefeito, depois interventor, na era Vargas, por 10 anos, ininterruptamente. Ainda hoje deixou sementes na política. Pai do atual prefeito de Cariré, Elmo Roberto Aguiar, o qual já foi vereador, vice-prefeito por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Cariré, duas vezes, e prefeito eleito por duas vezes. 

Hoje, Elmo Roberto Aguiar é o atuante prefeito do nosso Município, que continua passando por uma fase de progresso com várias obras estruturantes em andamento, além de realizar projetos, programas e ações sociais, educacionais e da saúde pública em prol do bem-estar da população de Cariré.

Secretaria da Educação de Cariré promoveu a formação com os professores das escolas municipais de ensino do Infantil V


Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu nesta sexta-feira (18), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio, a formação com os professores do Infantil V, tendo como temática "A Afetividade na Prática Pedagógica e na Formação Docente", sendo formadora a professora Sanda Alcântara Aguiar.

A programação da formação cumpriu a seguinte pauta:
➤ Acolhida: Vídeo o "Garotinho Chamado Amor";
➤ Dinâmica: O Garotinho Chamado Amor;
➤ Literatura: Douglas quer um abraço;
➤ Slide: A afetividade na prática pedagógica e na formação docente;
Estudo do gráfico: Resultado do diagnóstico mensal-nível de leitura:
Estratégias de Atividades:
➥Caderno de Atividades de Matemática;
Ditado Recortado;
Fichas de Leitura;
Caderno de Caligrafia;
Avaliação Diagnóstica.

Muquém de São Pedro passa por uma transformação de desenvolvimento na administração do prefeito Elmo Aguiar

 📸 Muquém de São Pedro é beneficiado com calçamentos e passeios públicos.

Na atual administração do prefeito Elmo Aguiar, a localidade de Muquém de São Pedro vem passando por uma transformação de progresso, com a construção de calçamento em todas as ruas, com algumas delas recebendo placas de concreto formando passeios públicos em forma de calçadões. 

📸 Muquém de São Pedro também foi contemplado com duas passagens molhadas.

Anteriormente, ainda na atual administração de Elmo Aguiar, a Prefeitura Municipal de Cariré já havia construído duas passagens molhadas na estrada vicinal que liga Muquém de São Pedro à sede municipal. Essa estrada também foi reconstruída para a melhoria do tráfego durante a época invernosa.

📸Em Muquém de São Pedro está sendo instalada a nova rede de energia elétrica por meio de posteamento para beneficiar  sistema de abastecimento d'água que será ampliado.

Atualmente, outra grande melhoria que Muquém de São Pedro vem recebendo é a ampliação de seu sistema de abastecimento d'água, pois está sendo instalada a nova rede de posteamento  nas imediações daquela localidade, para favorecer o funcionamento da bomba d'água que captará água diretamente do Açude Canadá até a caixa central que está localidade na parte urbana de Muquém de São Pedro.

📸 Nesta área será construída a nova praça do Muquém de São Pedro, já em fase de licitação pública.

E os benefícios para Muquém de São Pedro não param por aí...É que está havendo uma licitação pública para contratação de uma empresa que deverá construir a praça pública daquela localidade. A nova praça será construída nas proximidades da Capela de São Pedro, padroeiro de Muquém de São Pedro.

Quem visitar Muquém de São Pedro vai comprovar o surto de progresso que aquela localidade vem passando, que está trazendo mudanças radicais, propiciando à mesma ares de cidade do interior.

Educação promoveu a formação para professores(as) do EJA


Nesta sexta-feira (18), pela manhã, aconteceu numa das salas da Escola Francisco Hermínio, a formação do Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrada pela formadora Michelle Orlando, o qual cumpriu a seguinte pauta:

Tema: Valores
➤Vídeo O Trem da Vida;
 Dinâmica Arvore dos Valores;
Relatório das Turmas; 
 Projetos;
Portfólio; 
Cronograma de Visitas; 
Projeto Leitores Brilhantes. 


O que é o EJA?
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

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Prefeitura Municipal de Cariré promoveu audiência pública para elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020

Na manhã desta quarta-feira (16/10), a Prefeitura Municipal de Cariré-CE promoveu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a audiência pública para elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020. O evento contou com a presença de Luciana Miranda (Chefe de Gabinete da Prefeitura), Dra. Raquel Portela (Controladora-Geral do Município), Regina Farias (Ouvidora), Napoline Melo (Secretária de Saúde), Cláudia Gonçalves (Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social), Carmiranda Miranda (Secretária de Educação), Mirna Moraes de Aguiar (Tesoureira da Prefeitura),  Antônia Aguiar (Secretária de Administração e Finanças), Romualdo Teles (Secretário de Agricultura), Adauto Araújo (Secretário de Meio Ambiente), Vicente William Chaves (Secretário de Transportes), Marcelo Araújo Alves (Secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude), Renato Brandão (Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento), além de  representantes de comunidades, presidentes de associações, funcionários  públicos, membros de sindicatos e diversos representantes da sociedade civil.

ASSISTA VÍDEO DA ENTREVISTA COM CONTADOR VALDEIR GONÇALVES:

(CLICAR NO "PLAY" PARA ASSISTIR VÍDEO)

A audiência teve como palestrante o contador da WG Contabilidade, Valdeir Teixeira Gonçalves, que declarou à nossa reportagem: "Estamos reunidos aqui no município de Cariré, para dar prosseguimento à audiência pública sobre o Orçamento Participativo para o exercício financeiro de 2020. A valiosa colaboração da população exerceu seu papel de liberdade de escolha, liberdade de expressão de vontade. Há anos que vem passando, vem mudando, está sendo mais movimentado, está sendo mais participativo" 
(Para saber o que falou mais o nosso entrevistado, assista todo o vídeo acima).

Após as explanações de forma interativa com a plenária, o contador Valdeir Gonçalves, logo em seguida, convidou a todos para a formação dos grupos de trabalhos para elaboração das demandas principais de diversas áreas, como educação, saúde, agricultura, assistência social, obras, esporte, cultura e outras, em conformidade com o Orçamento do Município, adequado à realidade financeira e priorizando as demandas das comunidades.

Entenda o que é LOA:
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que projeta a receita e fixa as despesas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei está contido um planejamento de despesas e instrumentos que são prioritários na região, levando em conta os recursos disponíveis. Nela está selecionado tudo o que é mais urgente e importante para a comunidade em diversas áreas como educação, saúde, agricultura, assistência social, obras, esporte, cultura e outras.
A audiência obedece aos parâmetros previstos no inciso I, § 1º do art. 48 da Lei Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), além da exigência do art. 44 do Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001)

➽ PARA VER ÁLBUM DE FOTOS DA AUDIÊNCIA, CLIQUE AQUI