Associação Beneficente de Muquém e a Secretaria da Cultura e Turismo promovem no mês de novembro, o Projeto Ponto de Cultura - "Cultura Viva no Sertão de Cariré"

 
  
A Associação Beneficente de Muquém de Santo Antônio, através do Projeto Ponto de Cultura -"Cultura Viva no Sertão", estará realizando durante todo o mês de novembro/2013, as oficinas de formação artística cultural nas áreas de teatro, dança e cultura popular (reisado). As oficinas serão palestradas por artistas, produtores, gestores e agente culturais com formação nas específicas linguagens artísticas. Haverá entrega de certificados com carga horária de 20h/aula. As vagas são limitadas!.

Para iniciar a programação dos eventos, teremos as seguintes oficinas:

 
1) Oficina de Interpretação (De 01 a 03 de novembro/2013, no auditório da Fábrica de Cultura):
FOLDER/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura e Turismo de Cariré/CE
 
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
 
2) Oficina de Cultura Popular, Memória e Perspectiva - Reisado (De 04 a 06 de novembro/2013, no auditório da Fábrica de Cultura):
 
FOLDER/DIVULGAÇÃO: Secretaria da Cultura e Turismo de Cariré/CE
 

Vale lembrar que o “Ponto de Cultura” conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Cariré e da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Cariré/CE.
 
ENTENDA O QUE É PROJETO PONTO DE CULTURA  DO PROGRAMA CULTURA VIVA...
 
 
PONTO DE CULTURA
 
O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva.
 
Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas culturais. Como um parceiro na relação entre estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.
 
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a sociedade civil.
 
A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária, realizada a partir de chamamento público, em editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. Eventualmente, outras instituições públicas podem ser responsáveis pelo chamamento público.
 
Outras linhas de fomento a Pontos de Cultura também são possíveis: Pontos de Leitura, Pontinhos de Cultura, Pontos de Memória, Pontos de Bens Registrados como Patrimônio Imaterial.
    
PROGRAMA CULTURA VIVA
 
O Programa Cultura Viva foi criado e regulamentado por meio das Portarias nº 156, de 06 de julho de 2004 e n° 82, de 18 de maio de 2005 do Ministério da Cultura. Ele é executado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC).
 
Esse Programa surgiu para fortalecer o protagonismo cultural na sociedade brasileira, valorizando as iniciativas culturais de grupos e comunidades, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais, tendo como base os Pontos e Pontões de Cultura.
 
De 2004 a 2012, foram fomentados 3662 Pontos de Cultura em todo o país, dos quais 3034 já foram conveniados.
    
OBJETIVOS

• Reconhecer iniciativas e entidades culturais;
• Fortalecer processos sociais e econômicos da cultura;
• Ampliar a produção, fruição e difusão culturais;
• Promover a autonomia da produção e circulação cultural;
• Promover intercâmbios estéticos e interculturais;
• Ampliar o número de espaços para atividades culturais;
• Estimular e fortalecer redes estéticas e sociais;
• Qualificar Agentes de Cultura como elementos estruturantes de uma política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.