Secretaria da Saúde de Cariré/CMS e CEREST promoveram a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Numa promoção da Secretaria Municipal da Saúde/Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) regional de Sobral, foi realizada na última sexta-feira, dia 28/03, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Cariré, a qual teve como objetivo principal a escolha dos delegados que irão representar o nosso Município na Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá na cidade de Sobral, no 8 de maio de 2014.


Por ocasião da abertura da Conferência, a secretária da saúde de Cariré, Dra. Rita Luíza Braga Honorato, esteve realizando o pronunciamento sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável, através das ações de promoção e a proteção do trabalhador e trabalhadora em saúde, afirmando que os profissionais da saúde também precisam se cuidar e não correr os riscos de contrair doenças relacionadas ao trabalho.


Na ocasião, também foi proferida uma importante palestra pelo psicólogo do CEREST, Sérgio Luiz Correia dos Santos, a qual versou sobre o tema central da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”. Essa 4ª CNSTT acontecerá em três etapas: Macrorregional – 08 de Maio de 2014; Estadual – 04 de Junho de 2014; Nacional – 10 a 13 de Novembro de 2014. Vale ressaltar que o tema central irá orientar as discussões em todas as etapas, que ainda serão guiadas pelo Eixo Principal: “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”.


Estiveram participando da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Cariré, vários enfermeiros/as, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e de endemias e da sociedade civil. A referida Conferência foi coordenada pela enfermeira Gláucia Barroso Pinheiro, diretora municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde de Cariré/CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.