Secretaria da Educação de Cariré realizou ontem (16), a solenidade da Aula Inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

(Clicar nas fotos para ampliar)

(Clicar nas fotos para ampliar)
A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Educação, promoveu ontem (16), à noite, no Centro de Esportes Inácio Martins Pereira - Proares II, a solenidade da Aula Inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do município de Cariré/CE. Várias turmas de novos alunos(as), acompanhados por seus respectivos alfabetizadore(as) compareceram ao evento, vindos de diversos distritos, localidades e da sede municipal.

(Clicar na foto para ampliar)
Inicialmente houve a composição da mesa de honra do cerimonial, a qual contou com as presenças do prefeito municipal Antônio Martins, da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza, do gestor local do Programa Brasil Alfabetiza (PBA), Francisco Douglas Farias, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Vilma Aguiar Marques dos Santos, da vereadpra Lucy Ximenes, representando a Câmara Municipal de Cariré, dentre outros.


Após a formação da mesa de honra e da entoação do Hino Nacional, houve o depoimento do aluno já alfabetizado em turma anterior do PBA, Sr.Francisco Javan Alves da Silva, da localidade de Flores, acompanhado de sua alfabetizadora Antônia Jorge Feijão.



Logo após, fizeram uso livre da palavra o gestor local do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), Francisco Douglas Farias, a secretária da Educação, Virgina Souza Aguiar e, por último, o prefeito municipal de Cariré, Antônio Rufino Martins, os quais enalteceram a importância do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado pelo Governo Federal, com o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos, sendo uma "porta de acesso" à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade e uma "porta de saída" da "escuridão" do analfabetismo.

Conforme ainda palavras do prefeito Antônio Martins, "ao assumir a Prefeitura Municipal, em 2009, o município de Cariré contava com o índice vergonhoso de 13% de analfabetos, mas, com um eficiente trabalho realizado pela Secretaria da Educação, com apoio do Programa Brasil Alfabetizad (PBA) do Governo Federal, esse índice baixou para 6%. A luta não pára, pois vamos reverter esse quadro e tentar diminuir ainda mais esse índice que nos preocupa".



Prefeito Antônio Martins também fez a entrega de "kits alfabetização" aos novos alunos do Programa Alfabetizado (PBA) da localidade de Anil, município de Cariré/CE (Clicar na foto para ampliar)
Encerrando a solenidade, o prefeito Antônio Martins procedeu à entrega simbólica de material de do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), com vários alunos de cada turma acompanhados de seus respectivos professores(as)-alfabetizadores(as), que na ocasião também receberam seus materiais didáticos. Vale destacar que a apresentação do evento teve como mestre de cerimonial o renomado diretor municipal de Cultura, Marcelo Alves.

Alfabetizadores(as) do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do município de Cariré/CE posam ao lado do prefeito Antônio Martins e da primeira dama e secretária da Educação, Virgina Souza (Clicar na foto para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.