terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Selo Unicef terá ‘ponto extra’ para municípios que realizam mobilização contra Aedes aegypti; Cariré estará presente à capacitação do dia 18 de fevereiro

A edição 2013-2016 do Selo Unicef Município Aprovado aproxima-se do final, quando serão conhecidos e certificados os municípios que mais apresentaram avanços em indicadores nas áreas da infância e adolescência. Este ano, excepcionalmente, devido ao aumento dos casos de microcefalia, suspeitos de relação com o vírus zika,transmitido pelo Aedes aegypti, o Unicef concederá um ponto extra aos municípios que comprovarem que estão desenvolvendo ações efetivas de combate à proliferação do mosquito. A novidade será apresentada durante o último ciclo de capacitação desta edição, nesta quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, em Fortaleza, e integra as estratégias de mobilização do Unicef no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue e chikungunya.
A nova ação não altera as regras do Selo: permanece a necessidade dos municípios de atingir 19 pontos, mas agora, em vez de 27 ações estratégicas, eles podem escolher entre 28. O lançamento dessa mobilização contará com a presença de autoridades da área de saúde e com a distribuição de material de comunicação da campanha realizada pelo Governo do Estado do Ceará.
O UNICEF produziu e disponibiliza em seu site (http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_32090.htm) materiais informativos sobre o combate ao Aedes, além de spots de rádio e dicas de prevenção que podem ser reproduzidas pelos municípios. Os casos notificados de microcefalia aumentaram mais de oito vezes em apenas alguns meses, comparando com a média histórica nacional, por isso é importante a mobilização dos municípios para preservar o direito das nossas crianças de sobreviver e se desenvolver.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.
CADA GRUPO DE MUNICÍPIO PARTICIPA DE UM DIA DE CAPACITAÇÃO
Dia 17 de fevereiro de 2016 – das 8 às 17h
Municípios GRUPO A: ACARAPE, ACOPIARA, APUIARÉS, AQUIRAZ, ARACATI, ARACOIABA, ARATUBA, BARREIRA, BATURITÉ, BEBERIBE, CANINDÉ, CAPISTRANO, CARIDADE, CASCAVEL, CAUCAIA, CHORÓ, CRATEÚS, DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO, EUSÉBIO, FORTIM, GENERAL SAMPAIO, GUAIÚBA, GUARAMIRANGA, HORIZONTE, IBARETAMA, IBICUITINGA, ICAPUÍ, ICÓ, IGUATU, IRACEMA, ITAIÇABA, ITAITINGA, ITAPAJÉ, ITAPIPOCA, ITAPIÚNA, ITATIRA, JAGUARUANA, LIMOEIRO DO NORTE, MADALENA, MARACANAÚ, MARANGUAPE, MILHÃ, MOMBAÇA, MORADA NOVA, MULUNGU, OCARA, ORÓS, PACAJUS, PACATUBA, PACOTI, PALHANO, PALMÁCIA, PARACURU, PARAIPABA, PARAMOTI, PEDRA BRANCA, PINDORETAMA, PIQUET CARNEIRO, PIRES FERREIRA, POTIRETAMA, QUIXADÁ, QUIXELÔ, QUIXERAMOBIM, QUIXERÉ, REDENÇÃO, SABOEIRO, SALITRE, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, SÃO JOÃO DO JAGUARIBE, SÃO LUÍS DO CURU, SENADOR POMPEU, SOLONÓPOLE, TABULEIRO DO NORTE, TEJUÇUOCA, TRAIRI, UMIRIM, URUBURETAMA.
Dia 18 de fevereiro de 2016 – das 8 às 17h

Municípios GRUPO B: ACARAU, ALCÂNTARAS, ALTANEIRA, ALTO SANTO, AMONTADA, ANTONINA DO NORTE, ARARIPE, ARNEIROZ, ASSARÉ, BAIXIO, BARBALHA, BARRO, BARROQUINHA, BELA CRUZ, BREJO SANTO, CAMOCIM, CAMPO SALES, CARIRÉ, CARIRIAÇU, CARNAUBAL, CHAVAL, COREAÚ, CRATO, CROATÁ, CRUZ, ERERÊ, FARIAS BRITO, FORQUILHA, FRECHEIRINHA, GRAÇA, GRANJA, GROAÍRAS, GUARACIABA DO NORTE, HIDROLÂNDIA, IBIAPINA, INDEPENDÊNCIA, IPAPORANGA, IPU, IRAUÇUBA, ITAREMA, JAGUARETAMA, JAGUARIBARA, JAGUARIBE, JATI, JIJOCA DE JERICOACARA, JUCÁS, LAVRAS DA MANGABEIRA, MARCO, MARTINOPOLE, MASSAPÊ, MAURITI, MERUOCA, MILAGRES, MIRAIMA, MISSÃO VELHA, MONSELHOR TABOSA, MORAUJO, MORRINHOS, NOVA RUSSAS, NOVO ORIENTE, PACUJÁ, PARAMBU, PENAFORTE, PEREIRO, PORANGA, PORTEIRAS, QUITERIANÓPOLIS, RERIUTABA, RUSSAS, SANTA QUITÉRIA, SANTANA DO CARIRI, SÃO BENEDITO, SOBRAL, TAMBORIL, TAUÁ, TIANGUÁ, UBAJARA, URUOCA, VÁRZEA ALEGRE, VIÇOSA DO CEARÁ.

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