Assinada a ordem de serviço para a retomada das obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará

"Ontem foi um dia de muita alegria, com um resultado alvissareiro. Conseguimos superar todas as barreiras e sensibilizar a Justiça. Somos nordestinos, e não apenas um povo forte. Sim, somos fortes, mas também esperançosos e vencedores”.

A declaração partiu do presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em entrevista exclusiva, nesta manhã de quarta-feira (21), ao programa “Ceará News”, da Rede Plus de Rádio FM. Eunício comemorou a assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará.

Segundo ele, até o fim deste ano, ou no máximo até fevereiro de 2018, caso haja atraso ou algum imprevisto, as águas do “Velho Chico” chegarão ao Açude Castanhão (localizado no Município de Jaguaribara, a 283Km de Fortaleza), através de um eixo da transposição orçada em R$ 516,7 milhões. Conforme o presidente do Senado, os recursos já foram assegurados e depositados. As obras terão reinício na próxima segunda-feira (26).
Superação

“Superamos a fase do TCU (Tribunal de Contas da União), conseguimos sensibilizar a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, e finalmente, conseguimos superar aqueles que colocaram barreiras e não queriam que a obra fosse feita. Os recursos já estão depositados e teremos as águas chegando ao Castanhão até o fim do ano”, ressalta.

Ele afirma que a obra é vital para o Ceará, já que o maior açude do estado, o Castanhão, que será rebatizado de Senador Paes de Andrade, conta atualmente com apenas 6% de sua capacidade de armazenamento, isto é, 400 milhões de metros cúbicos d´água, quando pode acumular até 6,7 bilhões de metros cúbicos. Na situação atual, o volume d’água acabaria até dezembro próximo.

A assinatura da ordem de serviço para o reinício das obras da transposição aconteceu ontem no Gabinete da Presidência do Senado e contou com as presenças do presidente interino da República, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.