Escola Marieta Cals de Cariré realiza a I Olimpíada Interna de Biologia, para despertar o interesse dos alunos pela matéria

Iniciar o estudante às ciências é uma das tarefas que cabe a uma escola de Ensino Médio. É com este intuito que a Escola Marieta Cals está realizando a I Olimpíada Interna de Biologia - I OIBio, idealizada pelo professor Benício Azevedo e realizada em colaboração com as professoras Cristiane Azevedo e Eliane Miranda.Nesta quinta-feira, dia 21 de março (Dia Mundial da Floresta), cerca de 100 estudantes desta escola fizeram a 1ª fase desta olimpíada, que tem como objetivos despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos; fomentar um olhar para os problemas ecológicos de Cariré; permitir que o estudante descubra a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social; gerar um sentimento de pertença e respeito à região ecológica Caatinga; apresentar para os estudantes materiais/práticas laboratoriais; divulgar as inovações científico-tecnológicas ao estudante do ensino médio.


Nesta 1ª fase, os estudantes responderam a 20 questões objetivas, relacionadas a assuntos gerais da biologia; 05 questões discursivas, com temáticas relacionadas à ecologia de Cariré; e fizeram uma redação, com temática ambiental.

Para a estudante Lidiane dos Santos Jorge, estudante do 1º ano, "a experiência de participar da olimpíada foi incrível, pois foi de certa forma uma maneira de me preparar para eventos futuros, além de testar os conhecimentos adquiridos sobre biologia durante minha vida escolar".

O idealizador Benício Azevedo avalia que teve uma participação satisfatória por parte dos estudantes, de modo que houve uma representação de todas as salas da escola. Para ele, "muito dos objetivos traçados já foram alcançados, pois o primeiro e principal é trazer assuntos relacionados às problemáticas ambientais regionais e mundiais para a discussão dos alunos, assim como mostrar a riqueza da região ecológica Caatinga e gerar um sentimento de pertença nos estudantes".

Os estudantes que obtiverem as melhores notas nesta 1ª fase serão classificados para a 2ª fase, a ser realizada no dia 22 de maio (Dia da Biodiversidade).

Os resultados finais da I OIBio serão divulgados no dia 05 de junho (Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente). Nesta data, além da premiação com medalhas dos melhores colocados na OIBio, haverá o concurso da melhor fotografia da Caatinga, melhor poesia de educação ambiental e melhor projeto de reciclagem/reutilização.

FONTE: http://fagneraguiar.blogspot.com/2019/03/escola-marieta-cals-realiza-olimpiada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.