Vereadora Virgina Souza solicita prolongamento do horário de funcionamento da UBS Sede I no bairro Campo de Aviação


Por ocasião da realização de uma das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cariré, realizada recentemente, foi aprovada a Indicação Nº 16/2022, de autoria da vereadora Virgina Souza Aguiar, sugerindo que seja estendido o horário para atendimento médico e técnico de enfermagem junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sede I, das 16h às 21h, pelo menos duas vezes na semana.

📷Vereadora Virgina Souza Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Cariré-CE

Justificativa

Em sua Indicação, a vereadora Virgina Souza Aguiar, que também é a atual presidente da Câmara Municipal de Cariré, faz a seguinte justificativa: "A Unidade Básica de Saúde Sede I, localizada no Campo de Aviação, é responsável pelo atendimento de mais de cinquenta por cento (50%) das famílias residentes na sede municipal e inseridas em territórios de grande vulnerabilidade social, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), gerando grande demanda àquela Unidade.

Durante a semana, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde acontece de 7h ás 12h e de 13h às 1 6h. Contudo, devido a programas que necessariamente precisam cumprir um calendário de atendimentos, tais como acompanhamento de pré-natal, puerpério, grupo de hipertensos e diabéticos, as consultas eletivas acabam sendo suprimidas na Unidade e sobrecarregam o sistema de urgência/emergência do Hospital Municipal de Cariré (HMC). A extensão do horário de funcionamento da UBS Sede I, pelo menos duas vezes na semana, com atendimento médico e técnico de enfermagem se faz necessário para ampliar o acesso dessa população a serviços de saúde que necessariamente devem ocorrer através da referida unidade básica de saúde.

Diante do exposto, solicito a aprovação dos Nobres Vereadores e a atenção do Poder Executivo Municipal quanto as providências necessárias para sua concretização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.