STDS / CMAS / CMDI promoverão o Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade", com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos, através da dança e da socialização

FOTO: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ

"O envelhecimento é, sem duvida, um processo biológico cujas alterações determinam mudanças estruturais no corpo, modificando suas funções. Uma vez que a população está com uma expectativa de vida cada vez maior é importante determinar os exercícios físicos incluindo a dança, que podem melhorar a saúde, a capacidade funcional e a qualidade de vida desses indivíduos. Considerando que a qualidade de vida abrange desde a saúde física até a saúde cultural, intelectual, social e profissional, pode-se perceber que a Dança, atuando nos três domínios da natureza humana, sejam eles fisiológico, afetivo e cognitivo, pode ser pensada como um bom instrumento para a obtenção da qualidade de vida. Além disso, por ser uma atividade leve, que não exige grande esforço físico, a Dança pode ser um agente facilitador para uma maior adesão dos indivíduos idosos à pratica de atividades físicas passando de sedentários a ativos".

Baseando-se no tema acima, a Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social-CMAS e o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos-CMDI estarão promovendo o Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade", com os seguintes objetivos:

"Melhorar a qualidade de vida do idoso  através da dança. Refletir sobre o idoso na sociedade atual. Promover encontro de todos os grupos da Terceira Idade do município de Cariré. Promover socialização e lazer para os idosos. Oportunizar um processo de conscientização da sociedade em geral, com vistas à valorização do idoso. Promover troca de experiência entre os participantes. Proporcionar momentos de lazer e de entretenimento aos participantes. Divulgar os grupos da Terceira idade. Mostrar a importância da prática de atividades que levem ao bem estar físico e mental. Resgatar a cultura do respeito e valorização dos idosos e suas necessidades.
Público alvo: Pessoas acima de 60 anos; membros/participantes de grupos da Terceira Idade e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos".

O Projeto "Nos Ritmos da Melhor Idade" será desenvolvido aos finais de semana (sábados e domingos), duas vezes por mês na quadra coberta da sede e em um distrito e/ou localidade por mês, onde existir Grupo da Terceira Idade Cidadã, para uma noite de dança, com duração de três horas, animada ao som mecânico móvel (energia gerada a bateria e/ou a energia elétrica) que estará se deslocando até às comunidades de acordo com o cronograma previamente estabelecido.

CRONOGRAMA DO MÊS DE JULHO/2012:
Data
Bairro
Horário

Responsáveis
07/07/21012
Anil
18:30
CRAS-Anil
Local: quadra

08/07/2012

Jucá

18:30
Ver club
Flávio
Fransquinha

14/07/2012
             
 Jure

18:30
Club do Valderi
Cléia
Irismar

15/07/2018

Ararius

18:30

Ver local
Maria
Adauto

21/07/2012

Tapuio e Flores

18:30 horas
Quadra do miúdo
Arminda

22/07/2012



Caveira

18:30 horas
Em frente a igreja
Socorrinha
Aparecida
Francisco

28/07/2012

Alto feliz

18:30
Ver local
Socorrinha
Aparecida
Francisco

29/07/2012


Muquém de São Pedro

18:30 horas

      Quadra
    Chaguinha
       Daniel
     Vicente
FONTE: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE CARIRÉ


Vicente José Rodrigues (Autor/Redator/Editor/Repórter fotográfico)
Categoria efetivo (matrícula 408) da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI (http://www.acejiceara.xpg.com.br/
OBS: É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog, sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.