Programa Ecoelce há 9 anos beneficia Cariré-CE com reciclagem de lixo e diminui a incidência de doenças


Aconteceu recentemente nesta cidade, mais uma edição do Programa Ecoelce, em parceria com a Coelce, Prefeitura Municipal de Cariré e dos Reciclados Josefaz de Sobral, que recolhe os reciclados de pessoas físicas e/ou jurídicas e realiza o pagamento dos respectivos reciclados nas contas de energia dos participantes. Este Programa já acontece há mais de nove anos no Ceará e, por extensão, em Cariré. O reciclador Josefaz faz a coleta domiciliar de quem desejar acumular reciclados em seu domicílio em um período de dois a dois meses. 

Tivemos a participação de várias pessoas e Instituições de Cariré nesta edição do Ecoelce, como foi o caso do Mercantil O Porquinho, APAE, Secretaria de Obras de Cariré, Dona Elisa, Dona Maria da Lapa e outros. Foram quase três toneladas de reciclados arrecadados, incluindo: sacolas plásticas, papelão, ferro, papel branco, alumínio, garrafas de cachaça, pet, pvc e outros. 

Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Cariré, Cláudia Gonçalves, "nossa Secretaria apoia este Programa desde o início da primeira gestão do Prefeito Antonio Martins, ainda quando a nossa Primeira Dama Virgina Aguiar era a secretária municipal da STDS, oferecendo o almoço a todos os trabalhadores que colaboram no recolhimento dos reciclados, na articulação com as pessoas e instituições em participarem do Ecoelce e na articulação institucional para sua continuidade em Cariré todos estes anos. Sempre contamos com as doações vindas da Secretaria de Obras, de reciclados inservíveis que são debitados da conta de energia da APAE. O Ecoelce é um Programa cujo alcance perpassa outras Secretarias, é inegável a contribuição que ele vem dando todos estes anos no combate sistemático à proliferação de insetos e de doenças, como a Dengue e a Zika Vírus, por exemplo. São mais de 200 toneladas de lixo que se transformaram em reciclados pelo seu aproveitamento produtivo realizado pelo Programa Ecoelce".

Importância do Ecoelce e a instalação de Galpão de Reciclagem na cidade de Cariré em 2017

Já o Prefeito Antonio Martins afirma que "o Ecoelce é uma parte de uma visão muito maior que nossa Prefeitura tem da destinação correta de todo o nosso lixo. Fazemos parte do Consórcio do Lixo na Região Norte, onde no mais tardar, em 2017, teremos todo o nosso lixo sendo devidamente tratado, recolhido e no que couber reciclado. Por isso estabelecemos uma parceria com o Reciclador Josefaz e a Coelce, para a construção de um Galpão de Reciclagem em Cariré, já com o terreno doado por nós para este fim, após o projeto lei ter sido aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. E, assim, assegurarmos ainda em Cariré, a compra de todo o reciclado produzido com a efetivação do Consórcio do Lixo, gerando inicialmente 15 empregos de carteira assinada, quando o galpão estiver concluído no primeiro semestre de 2017".


AUTOR DA MATÉRIA:
Virgílio Félix de Lima - assistente social do CRAS/STDS de Carir´-CE.



FOTO/ARQUIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.