Cientistas encontram planetas habitáveis que orbitam estrela parecida com o Sol; haverá vida em outros planetas?!

Pesquisadores ingleses descobriram quatro planetas bastante semelhantes à Terra, com quantidade semelhante de massa e também orbitando uma estrela bastante parecida com o Sol, chamada Tau Ceti. Dois planetas estão localizados em uma zona do astro considerada habitável, o que aumenta a chances de possuírem água líquida em suas superfícies. O trabalho será publicado na revista especializada Astronomical Journal e avança nos estudos sobre a existência de vida além do nosso sistema.

Os planetas foram identificados por meio de um aparelho chamado espectrógrafo HARPS, com tecnologia de alta sensibilidade, capaz de detectar as ondulações no movimento de Tau Ceti. Com cerca de 78% da massa do nosso Sol e 5,8 bilhões de anos, essa estrela localizada a cerca de 12 anos-luz de distância da Terra e visível a olho nu é muito parecida em tamanho e brilho com o Sol.
Estudos anteriores haviam identificado planetas vizinhos ao Sistema Solar, mas orbitando anãs vermelhas, consideradas frias em relação a outras estrelas. O que chama a atenção no trabalho liderado por Fabo Feng, pesquisador da Universidade de Hertfordshire, é que os planetas estão em áreas mais promissoras para a existência de vida. “Nossa detecção é um marco na busca e na compreensão das ‘habitabilidades’ da Terra, que surgem através da comparação com esses análogos”, disse o investigador.

Apesar de os dois planetas estarem localizados em uma área considerada habitável, os pesquisadores reconhecem que uma série de detritos existentes em torno da estrela, como asteroides e cometas, poderiam bombardeá-los. Ainda assim, Mikko Tuomi, pesquisador da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, e coautor do estudo, ressalta a importância dos achados. “Estamos lentamente aprendendo a diferenciar as ondulações causadas pelos planetas e as provocadas pela superfície ativa estelar. Isso nos permitiu essencialmente verificar a existência dos dois planetas externos, que são potencialmente habitáveis.”

Os cientistas acreditam que o uso da tecnologia HARPS pode ajudará a decifrar mais segredos planetários. “Percebemos que poderemos ver como a atividade da estrela difere em distintos comprimentos de onda, e será possível usar essa informação para separá-la de sinais emitidos por outros planetas”, adiantou Tuomi.


PERMALINK DA MATÉRIA ORIGINAL:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/08/11/interna_ciencia_saude,616902/cientistas-encontram-planetas-habitaveis-que-orbitam-estrela-como-sol.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.